quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Amy Winehouse, o Clube dos 27, Drogas e Maldição.




Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones, Kristen Pfaff, Robert Johnson, Jacob Miller, Ron Mckernan, Pete Ham, Mia Zapata, Jeremy Michael Ward, Alan Wilson e Amy Winehouse. Todos tem em comum terem sido ligados à música,  serem usuários de drogas  e terem morrido com 27 anos de idade, o que levou a mídia e populares que seguem a mídia a chamarem esse grupo de  Clube dos 27, aludindo a uma pretensa maldição dos 27 anos que teria vitimado estes cantores.

Mas, o que é uma maldição? O que o Espiritismo diz a respeito de maldições?

Definindo maldição temos o verbete da wikipedia que diz: "Maldição é a ação efetiva de um poder sobrenatural, caracterizada pela adversidade que traz, sendo geralmente usada para expressar o azar ou algo ruim na vida de uma pessoa. Antigamente era algo semelhante a um "Feitiço" ou Encantamento", mas que só causa o mal à pessoa. Algumas pessoas acreditam que uma maldição pode até matar. A maldição foi manifestada primeiramente nos relatos biblicos. A maldição não pode ser revogada até que um poder espiritual superior intervenha trazendo libertação."


Poder Sobrenatural, quer dizer que foge as leis naturais que está além da natureza. Mas, o espiritismo diz que se foge as leis naturais é por que ou não existe ou então se trata de algo não  compreendido e passa por sobrenatural, pois não se conhece todas as leis naturais. Mas o que o Espiritismo fala textualmente sobre maldições?

A questão 557 de O Livro dos Espíritos pergunta: "Podem a bênção e a maldição atrair o bem e o mal para aquele sobre quem são lançados?"

E os espíritos respondem: “Deus não escuta a maldição injusta e culpado perante ele se torna o que a profere. Como temos os dois gênios opostos, o bem e o mal, pode a maldição exercer momentaneamente influência, mesmo sobre a matéria. Tal influência, porém, só se verifica por vontade de Deus como aumento de prova para aquele que é dela objeto. Demais, o que é comum é serem amaldiçoados os maus e abençoados os bons. Jamais a bênção e a maldição podem desviar da senda da justiça a Providência, que nunca fere o maldito, senão quando mau, e cuja proteção não acoberta senão aquele que a merece.”

Então segundo essa resposta a maldição pega? Se os espíritos falaram em maldição injusta, que Deus não escuta, então há maldições que são justas e essa Deus escuta? Não concluamos tão apressadamente, senão incidiremos no erro de achar que Deus é um ouvidor que decide quem merece e quem não merece ser amaldiçoado e estaremos assim antropomorfizando Deus. Entendamos da seguinte maneira:

O responsável por tudo e por todos os acontecimentos são os pensamentos. Tanto as bênçãos como as maldições são forças mentais que se concentram na mente pelas forças dos sentimentos e são emitidos em direção àqueles que propomos ser o alvo das nossas intenções. Em outras palavras, a consciencia (que é onde está escrita a lei de Deus) culpada fará com  que o ser "amaldiçoado" acredite no poder da maldição pelo poder da sugestão, que qualquer coisa  de ruim que lhe aconteça é efeito da maldição "que pegou" e nesse caso, por ser a consciencia culpada atuando, a dita maldição é justa. Como visto, nada de sobrenatural, mas perfeitamente explicado, dentro das leis naturais.

Mas, e o Clube dos 27?  E a maldição dos 27? Simplesmente não houve maldição alguma. O que houve foi uma coincidencia estatística pelo fato deles usarem drogas pesadas como heroina e cocaina desde cedo ou em altas doses, embora não seja possivel precisar sobre quanto tempo o corpo  de uma pessoa resiste a uma rotina de abusos de drogas e alcool, o que é possivel se afirmar é que quando mais jovem uma pessoa comece a usa-los. mais cedo terá problemas.

Ou seja, os cantores que morreram aos 27 anos, foi uma triste coincidencia estatistica devido a varios fatores como o tempo em que se consumiu uma grande quantidade de drogas. Nenhuma maldição, a não ser, é que podemos chamar de maldição só a das drogas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário