quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Causa Primeira Ou Causa Primária?


Apesar de ser uma crônica, em que expresso a minha visão da resposta ao tópico, está aberta a concordâncias, discordâncias, comentários enfim, dos participantes.

Tem-se visto, não se sabe se a maioria ou não, mas tem-se visto, vários espíritas, tanto do Orkut quanto fora dele, referirem-se a Deus como causa PRIMEIRA de todas as coisas, mas tal afirmação não coincide com o que está na resposta à questão 1 do Livro dos Espíritos, que coloca Deus como a causa PRIMÁRIA de todas as coisas.

E não é só entre os espíritas orkutianos que a confusão se faz, mas entre os tradutores também. E pego os exemplos de Herculano Pires e Salvador Gentile, que traduziram o Livro dos Espíritos. O primeiro traduz a questão primeira como:

1- Que é Deus?
R- Deus é a Inteligência Suprema, causa PRIMÁRIA de todas as coisas.

Já Gentile traduz a mesma questão como:
1- Que é Deus?
R- Deus é a Inteligência Suprema, causa PRIMEIRA
 de todas as coisas.


Alguns poderão dizer que é um pormenor, que entre PRIMEIRA e PRIMÁRIA não há diferenças, mas há sim. Quando se diz que algo é o primeiro, estamos falando de uma sucessão hierárquica temporal, uma sucessão ordinal apenas, em que ao se dizer que Deus é causa primeira, abre-se brecha para que haja outras causas que vieram na sucessão, como uma causa segunda, causa terceira e assim sucessivamente.

Mas, quando dizemos que algo é primário estamos querendo dizer que esse algo é origem das demais coisas, ou seja, Ou seja: sem Deus, causa primária, nada existiria. Mas, se fosse mera causa primeira, então, além de Deus, poderia existir outras causas independentes, ou subsidiárias, que mesmo sem Deus poderiam ter dado origem a todas ou parte das coisas.

A resposta dada pelos espíritos a Kardec na questão primeira (e não primária) – fiz a distinção apenas como reforço da comparação – de O Livro dos Espíritos, usando o temos PRIMÁRIA e não PRIMEIRA, não foi por capricho dos mesmos ou mero acaso na escolha de palavras, pois cada termo analisado contém idéias diferentes no entendimento e no alcance do conceito.

É muito importante, portanto, que possamos compreender toda a abrangência e profundidade da mensagem Espírita e, isto, passa pelo respeito e pelo entendimento, do que está escrito, pois se verificarmos alguns dos conceitos – como o da causa PRIMEIRA - de companheiros e as teses que defendem, ainda que de boa fé, eles estão equivocados precisamente por falta de entendimento desta ou daquela questão. Caso contrário estaremos, embora que involuntariamente, desvirtuando a Doutrina, na sua mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário