sábado, 1 de outubro de 2011

Manual Do Escoteiro Mirim, Não! Base, Codificação, Sim!

É comum ver-se perguntas do tipo: O que o Espiritismo diz sobre...?
- homossexualismo;
- ufologia;
- extraterrestres;
- 2012;
- Doação de órgãos;
- e por aí vão as perguntas.

Algumas delas refletem a falta de estudo e pesquisa que as pessoas tem da doutrina, pois associam, muitas vezes o que nada tem a ver com o Espiritismo, fazendo da Doutrina um verdadeiro Manual do Escoteiro Mirim – que ensinava tudo e tinha resposta para tudo (mas, absolutamente tudo mesmo, desde coisas pertinentes ao escotismo mesmo, como sobrevivência, até a coisas que nada tem a ver com a doutrina de Baden Powell, como localização de tesouros perdidos ).

E alguns espíritas querem respostas prontas sobre coisas que o espiritismo fala e na maioria das vezes, sobre coisas que o espiritismo nunca falou e nem falaria, por não ser objeto do Espiritismo.

E por que querem respostas rápidas e prontas? Por que lhes falta a vontade de ler e principalmente estudar a Codificação; depois por associação irem respondendo ou tentando, pelo menos, responder por associação, algumas dessas perguntas feitas no inicio do tópico e descartar as que, nem por associação, o Espiritismo trata e por fim, nunca perder a sede de pesquisar e não se satisfazer, com a primeira resposta que lhe derem, se antes de mais nada a resposta para a questão que lhe persegue, não satisfizer a RAZAO, a LOGICA e não apenas lhe satisfizer o ACHISMO, apenas por ela lhe parecer mais SIMPLESINHA, ou CARIDOSA.

E o pior não são perguntas desse tipo, que entendemos, são frutos de desconhecimento da Doutrina e devem ser ESCLARECIDAS da forma correta e respeitosa sempre, mas o pior é, e disso não mudo uma linha sequer do que direi, são os que respondem, com ares de “doutores da lei”, como se a pergunta fosse uma pergunta de cunho espírita e por isso merecesse uma resposta disfarçada de espiritismo, induzindo o neófito ao erro sobre o que é e o que deixa de ser espiritismo.



São, os que procedem dessa forma, cegos guiando cegos. Nesse aspecto, seria melhor se calarem, os que respondem sem nada saber, do que falarem bobagens e levar consigo, outros para o abismo da ignorância acerca do espiritismo, do qual levar-se-á, talvez, muito tempo para que saiam de lá, pois muitos parecem se comprazer no limbo onde a razão inexiste.

FINALIZANDO

Manual do Escoteiro Mirim não existe, o que existe é a base, é a codificação.

Não há respostas fáceis, o que há é estudo e pesquisa.

Ninguém aprende nada sozinho, o problema é com quem se aprende (ou pior, com quem não se aprende)

E fuja dos “ Manuais do Escoteiro Mirim” que existem por aí, disfarçados de manuais de escoteiros de verdade, disfarçados de base, disfarçados de codificação, pois como vimos na figura desenhada, apenas os patinhos acreditam nos Manuais de respostas sempre rápidas e prontas, porém nunca certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário