quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pausa Para Humor: TOP FIVE




Esta é uma cronica que escrevi sob a forma de comédia (pelo menos tentei) sobre os mitos que rolam ou rolaram no Movimento Espírita. Embora seja ou fosse para ser uma comédia, o texto contém críticas  nas entrelinhas, que serão percebidas pelos mais atentos, ao Movimento Espírita Brasileiro.


O nome da cronica é:

TOP FIVE

Marcelo Taça:

- Estamos de volta nesse tubo infecto chamado de Movimento Espírita, para falar dessa bagaça. Vamos nos dar as mãos, pois.... Está na hora dooooo.... Top Five das lendas do movimento espírita brasileiro..

Muita gente no Movimento Espírita acredita em coisas que nunca se provou, mas como foi dito não se sabe por quem, nem onde e como, simplesmente cre-se como se provado estivesse (mas não está). Vamos começar pelo :

TOP 5: Espírita não pode ser aplaudido senão vai ficar vaidoso.

Marcelo Taça: - O que me diz disso, meu querido Marco Muque?

Marco Muque: - Bom, eu acho que quem disse isso quer ser aplaudido e como não foi aplaudido disse isso pros outros não baterem palmas pros outros e...

Marcelo Taça: - Tá bom, ta bom, Marco Muque. Vamos pro ....

TOP 4: Emannuel teria reencarnado em São Paulo alguns anos antes do desencarne de Chico Xavier.

Girafinha Bastos:- Até aí, nada, demais Taça. Sempre nasce um Manuel, renasce em São Paulo, ou no Riio de Janeiro ou...

Marcelo Taça: - Burrinho, não é “um Manuel”, é Emanuel, o guia do Chico Xavier....

Girafinha Basto – Aaaah.... então pêra lá, se ele já estava encarnado e o Chico não tinha desencarnado ainda, como é que Emanuel continuava se comunicando com Chico?????

Marcelo Taça: Pois é, meu caro Girafinha, Por isso, isso entrou no TOP 4. Mas agora é hora do ...

TOP 3: No desencarne de Chico Xavier grandes nomes do espiritismo foram recebê-lo na espiritualidade, entre eles o próprio Kardec, e o discurso de boas vindas foi proferido por Leon Denis.

Marco Muque: - Esse repórter é bom, foi, viu e voltou. Pena que não levou um cinegrafista ou pelo menos um fotografo para registrar essa morte.

Marcelo Taça: - Que repórter, Muque?

Marco Muque: - Ora, Taça. O repórter que escreveu isso sobre como o receberam na espiritualidade....

Marcelo Taça: - Ta bom, Marco Muque. Já tomou seu tarja preta hoje? Bom, vamos ao ....

TOP 2: Todas as capitais brasileiras tem uma colônia espiritual de assistência.

Marcelo Taça:Meu caro Girafinha Bastos, e as cidades interioranas com menos de 5 mil habitantes nao tem esse direito?

Girafinha Bastos: - Taça, os interioranos que morrem, devem ter que ir para a colônia da capital de pau-de-arara cantando “Tomara. Meu Deus tomara. Só vou para a colônia, no ultimo umbral de arara...”

Marcelo Taça: - Isso mesmo, Girafinha. Chegou a hora do....

TOP 1: Tancredo Neves foi a Reencarnação de Joaquim Silvério do Reis, o traidor de Tiradentes; Bezerra de Menezes em uma das suas encarnações teria sido Zaqueu; Martinho Lutero é a reencarnação de Paulo de Tarso; Joana Darc é a reencarnação de Judas Iscariotes e Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec

Marco Muque: - Eta pessoal para gostar de uma fofoca.

Marcelo Taça: - Que fofoca, Muque?

Marco Muque: - Ah, Taça. Quem disse isso dos manos e da mina aí em cima, quem foi quem, não tem mais o que inventar: que o cardíaco ta de chico ou que a Joana foi o carioca.

Girafinha Bastos: - Não é isso, Marcos Muque, mas que é uma psicofofocofonia que inventaram isso é...

Marcelo Taça: - Bom, voces acabaram de ler nesta bagaça, os mitos que realmenta rolam ou rolaram no tubo infecto do movimento espírita ; Este foi o nosso TOP 5. Eles estão ainda a solta, mas nós estamos correndo atrás.

Um comentário:

  1. Está não apenas com piada, como também com uma visão bastante curiosa da forma como determinadas pessoas passam ao lado de determinadas coisas e sobre elas falam, sem se aperceber que nada percebem da temática.
    A ironia está muito bem aplicada. Vejo que apurou o seu sentido de humor, com um refinamento actual. Cumprimento-o por isso, e continue.
    Abraços

    ResponderExcluir