quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Paz

Embora não haja, não exista isso de música espírita, não vi motivos para não conceder uma pausa nos artigos para trazer a canção A PAZ, do grupo ROUPA NOVA , versão da música HEAL THE WORLD (Curem o Mundo) de MICHAEL JACKSON

Trago essa música para que reflitam na mensagem da letra, pois como Kardec deixa claro, não existem músicas espíritas, mas existem músicas que espiritos esclarecidos ouvem e que atendem seu nivel de elevação. 


Como vocês viram, os ortodoxos também amam.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Causa Primeira Ou Causa Primária?


Apesar de ser uma crônica, em que expresso a minha visão da resposta ao tópico, está aberta a concordâncias, discordâncias, comentários enfim, dos participantes.

Tem-se visto, não se sabe se a maioria ou não, mas tem-se visto, vários espíritas, tanto do Orkut quanto fora dele, referirem-se a Deus como causa PRIMEIRA de todas as coisas, mas tal afirmação não coincide com o que está na resposta à questão 1 do Livro dos Espíritos, que coloca Deus como a causa PRIMÁRIA de todas as coisas.

E não é só entre os espíritas orkutianos que a confusão se faz, mas entre os tradutores também. E pego os exemplos de Herculano Pires e Salvador Gentile, que traduziram o Livro dos Espíritos. O primeiro traduz a questão primeira como:

1- Que é Deus?
R- Deus é a Inteligência Suprema, causa PRIMÁRIA de todas as coisas.

Já Gentile traduz a mesma questão como:
1- Que é Deus?
R- Deus é a Inteligência Suprema, causa PRIMEIRA
 de todas as coisas.


Alguns poderão dizer que é um pormenor, que entre PRIMEIRA e PRIMÁRIA não há diferenças, mas há sim. Quando se diz que algo é o primeiro, estamos falando de uma sucessão hierárquica temporal, uma sucessão ordinal apenas, em que ao se dizer que Deus é causa primeira, abre-se brecha para que haja outras causas que vieram na sucessão, como uma causa segunda, causa terceira e assim sucessivamente.

Mas, quando dizemos que algo é primário estamos querendo dizer que esse algo é origem das demais coisas, ou seja, Ou seja: sem Deus, causa primária, nada existiria. Mas, se fosse mera causa primeira, então, além de Deus, poderia existir outras causas independentes, ou subsidiárias, que mesmo sem Deus poderiam ter dado origem a todas ou parte das coisas.

A resposta dada pelos espíritos a Kardec na questão primeira (e não primária) – fiz a distinção apenas como reforço da comparação – de O Livro dos Espíritos, usando o temos PRIMÁRIA e não PRIMEIRA, não foi por capricho dos mesmos ou mero acaso na escolha de palavras, pois cada termo analisado contém idéias diferentes no entendimento e no alcance do conceito.

É muito importante, portanto, que possamos compreender toda a abrangência e profundidade da mensagem Espírita e, isto, passa pelo respeito e pelo entendimento, do que está escrito, pois se verificarmos alguns dos conceitos – como o da causa PRIMEIRA - de companheiros e as teses que defendem, ainda que de boa fé, eles estão equivocados precisamente por falta de entendimento desta ou daquela questão. Caso contrário estaremos, embora que involuntariamente, desvirtuando a Doutrina, na sua mensagem.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TROPA DOS LANTERNAS




Existe a metáfora do anel que, pela vontade do Lanterna Verde, materializa seus pensamentos, e os torna protetores da ordem cósmica, mas...



... Existe uma outra metáfora, que me permitam interpretar, que também acho muito interessante: o juramento que todo Lanterna faz ao entrar para a tropa:

“No dia mais claro,
Na noite mais densa,
O mal sucumbirá ante a minha presença
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando a luz do Lanterna Verde enfrentar!”



Agora a interpretação:

O dia mais claro do movimento espírita foi o do próprio Kardec, onde o crivo da razão e o bom senso era a tônica e a noite mais densa é o vivido agora, com a onda mistica que grassa no movimento espírita, mas o mal, isto é, o erro sucumbirá perante a presença da razão e do bom senso e todo aquele que adora o erro, o engano e misticismo hão de penar (se arrepender), quando se verem frente a frente com a luz que é representada pelo conhecimento, pela razão, pela lógica.

Sejamos lanternas da ortodoxia, a lançar luz da razão. lógica e bom senso na noite densa que acomete o movimento espírita.



domingo, 11 de setembro de 2011

Guardiões do EUspiritismo

É comum, hoje em dia, vermos espíritas se arvorando em defensores do espiritismo, mesmo que para isso tenham que ir contra... o espiritismo! Espiritismo que diz “Espíritas, amai-vos e instrui-vos”, mas ao que parece o amai-vos passa longe e o instrui-vos passa mais longe ainda. 

E por que o amai-vos passa longe? Por que, em realidade, poucos espíritas sabem amar verdadeiramente a outro espírita, pois a maioria ama o reflexo da sua própria opinião no outro, não contendo as suas tendências inferiores quando vê o outro defender uma posição contrária. Espíritas, por vezes, é triste reconhecer, não ficam a dever nada em relação aos católicos de antigamente, quando os cruzados iam defender a Terra Santa dos maometanos ou quando os inquisidores, em nome da fé, perseguiam os que propunham novas idéias. Digo isso por que já vi, nesses quase 30 anos de espiritismo, espíritas do centro que eu freqüentava, defenestrarem outro espírita, Jaci Regis, só por ele ousar pensar diferente e ousar mais ainda externar esse pensamento. E mais recentemente, o que parecia ser uma postura isolada no tempo e espaço, dos espíritas do centro que eu freqüentava, confirmou ser uma constante no movimento espírita, mormente em algumas comunidades orkutianas.E esse amai-vos passa longe exatamente por que o instrui-vos passa mais longe ainda. É medonho ver o quão pouco de leitura e mais ainda de estudo das obras básicas, os espíritas tem hoje em dia, pois – e não vai nenhuma acusação aí, mas tão somente uma constatação – muitos preferem ler romances antes de ler a codificação ou mesmo sem sequer nunca lê-la. E nessa leitura exclusivamente romanesca de que são detentores, muitos querem – e vai aí outra constatação – se colocar em pé de igualdade com quem leu, releu e estudou as obras básicas

Alguns chegam mesmo a advogar que a moral é que importa e não o desenvolvimento do intelecto também, ou seja, chegam a menosprezar o intelecto e por conseguinte, também aos que reflexionam com base em dados, fatos e em lógica, ou seja, os que desenvolveram ou tentam desenvolver o intelecto. Tal postura é, ao nosso ver, totalmente errada por parte dos que rejeitam o intelecto em favor da moral, pois os mesmos se esquecem da base codificada por Kardec, em que ele fala que o progresso intelectual engendra o progresso moral. E se por progresso intelectual não se depreende cultura, conhecimentos gerais, e sim a capacidade de discernir entre o bem e o mal, nos parece que igualmente não se pode ter desenvolvimento moral sem antes ter o desenvolvimento intelectual e portanto, não há que se falar que a moral é mais importante que o intelecto.

Assim tem sido a conduta de muitos espíritas, que não conhecendo o espiritismo, se arvoram em defensores do espiritismo ou melhor, em guardiões do EUspiritismo, ou seja, do espiritismo à moda da casa, o espiritismo ao gosto do freguês, pois deturpa-se a doutrina com conceitos estranhos à mesma, sejam estes psicografados ou mesmo meras opiniões de quem as emitiu. O espiritismo é doutrina que passa pelo crivo da razão, já o EUspiritismo passa pelo crivo da emoção com a qual os guardiões do mesmo ardorosamente o defendem, pois a emoção é a antítese da razão e é usada como recurso ineficaz de debates, pois o emotivo não reconhece o erro em que incorre e não muda a posição assumida, mesmo que se lhe mostre a posição mais racional, lógica e com sentido, simplesmente por que o orgulho não deixa.Os EUspíritas idolatram médiuns, vêem superioridade absoluta onde ela absolutamente não existe, pois no máximo, existe uma superioridade relativa em certos casos, e tem como espíritos puros os que são "apenas" superiores ou mesmo benévolos ou ainda sábios.

Os EUspíritas são adeptos do “é assim por que eu creio que é assim” e do “é assim pois o médium X ou o espírito Y assim disse” e se esquecem de passar mensagens mediúnicas e conseqüentemente, as obras psicografadas, por Chico inclusive, pelo crivo da razão e pelo bom senso, talvez por pensar que alguém, a FEB provavelmente ou mesmo Chico, a quem tem como médium infalível, já fez isso por ele. Só que o Kardec dizia em O Livro dos Médiuns não haver médiuns perfeitos ou infalíveis.

Mas, os guardiões do EUspiritismo não querem saber disso, pois isso contraria suas crenças, e se um só um espírito vier por um só médium em um só lugar do planeta e falar que os espíritos só começaram a reencarnar depois de falharem uma única vez no plano espiritual, eles acreditarão e assim será, por que eles querem. E esse exemplo que dei não é fictício, ocorreu mesmo e é o gérmen do espiritismo brasileiro ou melhor do movimento espírita brasileiro ou melhor ainda, do EUspiritismo, gérmen que se chama Roustaing, que re-criou a tese dos anjos decaídos no espiritismo, pois o cair no ciclo das encarnações após a primeira falha no plano espiritual, nada mais é do que o mito dos anjos decaídos, aqui colocado como verdade por Roustaing, que chamou sua obra, “Os 4 Evangelhos”, de “A Revelação da Revelação”. Muito sutil e humilde ele, não?

E isso foi apenas a ponta do iceberg EUspírita que tentaria afundar o navio espírita, pois Roustaing falava também numa evolução em linha reta de Jesus, ou seja, Jesus teria sido um espírito que nunca errou desde a sua criação por Deus e que Jesus por essa razão, seria o Governador da Terra e embora, Roustaing não seja conhecido pela maioria dos EUspíritas (que aliás não conhecem nem Kardec), os casos de lesa-doutrina se multiplicaram como vírus e os EUspíritas foram os portadores perfeitos desses vírus e adoram combater toda e qualquer tentativa de profilaxia doutrinária. Preferem permanecer no erro, tudo bem. Permaneçam, mas precisa querer levar outros pro caminho da obtusidade?

Os espíritas debatem, os EUspíritas rebatem; os espíritas pensam para melhor informar, os EUspíritas absorvem informações nem sempre boas e as repassam sem pensar. Os espíritas verdadeiros sabem que para se ser verdadeiro espírita é um processo, pois o verdadeiro espírita é reconhecido “pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más tendências” e o EUspírita, já se acha um verdadeiro espírita, pois acha, mesmo que não diga, que já se transformou moralmente e que domou suas más tendências e se não age, pelo menos se comporta como se achasse que assim age. 

EUspírita, enfim, é aquele que bate, rebate e nunca debate  (só combate) a posição do outro e menos ainda se propõe a estudar a fundo a doutrina, pois um estudo a fundo, o levaria a conclusões bem mais acertadas do que as em que ele, erroneamente, acredita até agora, e isso ainda eles não podem aceitar, pois o que importa para eles é serem guardiões do EUspiritismo, só que se é para sermos guardiões de algo, que seja do Espiritismo, mas não apenas do espiritismo fora de nós, mas sobretudo do espiritismo dentro de nós, que nos ajuda a nos transformar moralmente e a domar nossas más tendências.

Sei que algum EUspírita deve estar lendo isso agora para nos criticar alhures, mas não me importa, pois “...eu fico mais convicto de duas coisas que aprendi a aprender ao longo das minhas experiências... Primeiro: O nível de convicção de uma pessoa não é nenhuma garantia de que ela esteja certa e Segundo: Estou cada vez mais convencido de que as pessoas só acreditam naquilo que querem e naquilo que podem.”