segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CUEE Flamenguista ou Corintiano ou Gremista ou...





CUEE para quem não sabe (e para quem sabe, também), significa “Controle UNIVERSAL Dos Ensinos dos Espíritos”, assinalado por Kardec como a única garantia séria que existe para o ensino dos espíritos e sabemos que nada passou pelo crivo do CUEE depois de Kardec, pois embora obras e mais obras tenham sido produzidas, foram todas escritas por 1 espírito através de 1 único médium e as que vieram depois a “confirmar” o que o espírito X ou Y, disseram através do médium Z, já fugia do CUEE, pois a modernidade do então século XX, já tornara pública o que o citado espírito X ou Y escrevera por intermédio do referido médium Z, e o CUEE fala em “médiuns desconhecidos uns dos outros”.

Mas, não é sobre isso que trata o tópico e sim sobre a questão do CUEE não ter mais sido aplicado e reclamarmos disso, que a obra X ou Y não passou pelo CUEE (o que é verdade), mas não fazermos nada para “ressuscitar” o CUEE, pois estacionamos na cômoda arte de reclamar que não fazem, sendo que também não fazemos.

Procuramos culpados pelo atual estado do Movimento Espírita e de como o espiritismo (não) é entendido e achamos os responsáveis, mas isso nos basta? 

Como já dizia uma velha frase: “não se trata de quem COMEÇOU a confusão, e sim de quem irá TERMINAR com ela”.

Se é para terminarmos com a desordem que tomou conta do Movimento Espírita, paremos de procurar culpados que já achamos, ou melhor, paremos de apontar o dedo “ad infinitum” para eles e façamos a parte que nos cabe: 


1. estudar a doutrina;
2. divulgar a doutrina (sem proselitismos);
3. exemplificar a doutrina

Eu não digo para que fechemos os olhos aos erros que muitos cometeram, apenas digo para que não fiquemos em um discurso de uma nota só:

- Ele é o culpado pelo espiritismo estar assim;
- Ele é o culpado pelo espiritismo estar assim;
- Ele é o culpado pelo espiritismo estar assim;
- ...

E enquanto isso esquecemos de estudar, de crescer, ...

Voltando ao CUEE, é importante lembrar que se ele (o Controle) ficar nas mãos de uma pessoa ou mesmo de um grupo, seja esse apenas ortodoxo ou formado apenas pelos de opinião religiosa, o CUEE (nestes casos) já nascerá viciado, pois os ortodoxos que não aceitarem os de opinião religiosa assim como os de opinião religiosa não incluírem os ortodoxos no processo de Controle Universal dos Ensinos dos Espíritos, já estarão errando no caráter da UNIVERSALIDADE do Controle ou alguém dúvida?

Imaginemos que um grupo apenas de ortodoxos resolvam, mesmo a nível internacional, fazer reuniões mediúnicas para comparar as respostas dadas por vários espíritos em diversos locais, por médiuns que não se conheçam. Acaso, os médiuns com concepção ortodoxa, estarão aptos a não sofrerem influencias dos seus próprios psiquismos, digo, não estarão mascarando, mesmo de forma inconsciente, as comunicações por pensarem “ortodoxamente”?

O mesmo vale para um grupo só de médiuns de opinião religiosa, pois os mesmos estariam presos a pensamentos de anos no Movimento Espírita e acabariam por fazer um controle viciado também, so que ao contrário dos primeiros, seria um “controle” de cunho, digamos assim, religioso.

Para se ter um CUEE ideal, como deve ser, na minha opinião, é preciso que tenha médiuns de todas as vertentes: espíritas ditos ortodoxos, espíritas ditos religiosos e até alguns médiuns não espíritas, pois já imaginaram ortodoxos e religiosos concordando, mesmo que mediunicamente? E seria preciso também que o responsável ou responsáveis por fazer a aferição dos resultados das comunicações seja isento , neutro. Que tenha espírito cientifico e que respeite os resultados e que os divulgue (pois espiritismo não é para guardar para si e sim para se divulgar).

Do contrario teremos um CUEE flamenguista, onde apenas os flamenguistas acham que o Flamengo é bom ou então um CUEE corintiano, no qual só os corintianos achariam o Corinthians o melhor ou ainda um CUEE gremista onde apenas os gremistas participariam, por crerem que apenas o Grêmio é o tal. O CUEE não pode ser desse modo, tipo clube fechado, onde só os sócios entram e deliberam, é preciso que ele seja universal – que reúna as varias tendências (doa a quem doer) e que, posteriormente os resultados da concordância sejam divulgados, pois afinal todos queremos gritar gooool de um CUEE realmente espírita, completo, sem corrupção e sem apadrinhamentos.

Realmente espero que esse CUEE privatizado não venha nunca a existir, mas se por infelicidade vier a ocorrer, certamente será nas mãos de poucos, pois repito, o CUEE deve ser universal.

Universal por que serão varios espiritos dando comunicaçoes;

Universal por que serão mediuns, das mais variadas tendencias, trabalhando nessas comunicações;

Universal por que será feita divulgação dos resultados a todos.

Realmente nao sei dizer como se daria o CUEE em um mundo globalizado, pois no mundo moderno as comunicações tornam tudo publico muito rápido e assim, uma comunicaçao, seja ela falsa ou verdadeira, seria, na maioria dos casos, absorvida pelas pessoas dispostas a aceitarem tudo como verdade, de forma muito rápida.

E nem precisa ter passado pelo CUEE, pois vide VIOLETAS NA JANELA, os livros da ZIBIA e NOSSO LAR e similares, aceitos todos sem questionamentos ou analises por alguns espiritas. Por isso, falei que o CUEE tem que ser realmente universal e nao privativo de poucos.

A melhor forma é de se preparar as pessoas pelo estudo sério da doutrina, pois um conhecimento errado só pode ser expurgado por outro conhecimento, certo agora, que venha tomar o seu lugar. 

A sugestão para uma possível aplicação prática do CUEE hoje, seria:

Se vários grupos independentes, espalhados pelo país, tivessem reuniões mediúnicas com médiuns, com a finalidade de estudos e responsáveis isentos que combinassem entre si, varias questões, que os médiuns desconhecessem o teor das mesmas (até para não haver combinação de resultados) e em dias e horários combinados, todos sem se conhecerem e sem saberem o teor das questões, psicografassem e depois os responsáveis guardassem as respostas em envelopes lacrados, os quais só seriam abertos posteriormente pelos mesmos responsáveis, que estariam agora reunidos, para compararem as respostas obtidas pelos diversos médiuns que estavam espalhados pelo país e não se conheciam, veriam que se fossem as mesmas concordantes ou mesmo parecidas, estaria presente o CUEE.

Parece-me, que seguindo essa sugestão, relativamente simples, estaria se fazendo uma experiência cientifica controlada e muito do que se acha que se conhece hoje, seria submetido finalmente ao CUEE e o aspecto cientifico da doutrina, estaria sendo assim resgatado.

Mas, como eu disse, seria apenas uma sugestao, sem pretensao de ser a ultima palavra em verdade.

O que não é possível, nem aceitável é que alguns pseudo-espiritas, imponham o seu CUEE particular, formando assim um Controle Unilateral de Espíritas Encarnados, típico de grupos como o da Morsa-Rei orkutiana e suas foquinhas amestradas e digam que vão aplicar o CUEE, pois o CUEE não se aplica, visto que é um controle evidenciado pelos FATOS, os quais são revelados pela concordância do ensino dos espíritos dado em diversos pontos do planeta simultaneamente por diversos médiuns que não tenham contato uns com os outros. Como podem pretender que meia dúzia de espiritas “ortodoxistas” mal saídos dos CUEEiros, que mal aprenderam o Be-a-bá doutrinário, formem um núcleo filosófico e cientifico de Espiritismo e ditem  o que é e o que não é doutrinário?

Lamento informar, mas nem todos que dizem Eu Sou Espírita, o são de fato. Desejariam ser, mas não são.  

Texto adaptado do tópico do mesmo nome da comunidade do Orkut - ESPIRITISMO COM PROFUNDIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário