domingo, 8 de janeiro de 2012

Paralisia Do Sono





          Alguns espíritas se especializaram em dizer o obvio, achando que estão fazendo grandes coisas como recomendar que as pessoas vão ao medico, por exemplo. Tudo bem que há pessoas que são completamente sem noção e preferem acreditar em milagres, a la igreja evangélica, em que pessoas recobrem a visão sem necessidade de intervenção cirúrgica  ou então as que procuram por centros espíritas em busca igualmente de milagres, mas isso já era esperado, pois é do ser humano, em situações de desespero, ansiar por uma cura ou uma solução improvável ate então e se a melhora vem, por qualquer motivo, a pessoa, dependendo da fé que abrace, achará que houve milagre ou que houve a intervenção de um espírito.

           Só que milagres não existem. Nunca existiram. O que se atribuiu, a milagres, nas diversas épocas da humanidade, foi devido a incapacidade do homem de explicar certos acontecimentos perfeitamente naturais, porém poucos visíveis ou de rara incidencia, ou mesmo por ser tecnologicamente inviavel para a época. Figuremos algo que julgamos impossível: a viagem no tempo e retornemos a uma época em que Portugal ainda não tinha descoberto o Brasil, o ano de 1500 e você é o viajante do futuro (nosso presente) e se depara com Cabral . Você, que viajou do futuro e conhece o nosso presente, sabe do computador, da TV, do rádio, do telefone e satélites entre outros, os quais os homens da esquadra e da própria época de Cabral, desconhecem.  Você diria para eles que tudo isso e muito mais existiria no Brasil de 2012? Ou teria medo nessa viagem hipotética pelo passado de que os homens da esquadra achassem que você era um louco ou pior, um bruxo? Na menos pior das hipóteses, os muitos religiosos achariam que voce estaria falando de milagres.

          Milagres ou bruxarias são os mesmos nomes para o inexplicado ainda pela ciência, dependendo de como se encare psicologicamente o fato observado. A fé tem um papel nessa psicologia.. Os católicos acreditam na intervençao de Maria, os evangélicos acreditam que o poder do sangue de Jesus cura; os umbandistas invocam a proteção dos guias; os espíritas oram pedindo a Deus que lhe ajudem a resolver algum problema financeiro ou de saúde. Mas, qualquer que seja a crença (ou falta dela) é sempre um Deus utilitarista a quem se recorre, seja Jeová., Allah,ou seja qual o nome que tenha. Até mesmo os ateus se dizem ateus graças a Deus.

          Um dos fatos que mais assustam as pessoas é a chamada paralisia do sono. O nome já assusta – PARALISIA. Mas assusta mais saber que as pessoas se assustam a toa, pois todos – eu disse TODOS – passam por essa paralisia todas as noites

          A chamada paralisia do sono acontece durante o sono, como forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É um fenomeno natural que ocorre todas as noites, embora seja raramente notado pela própria pessoa enquanto se dorme. Momentos antes da mente despertar, a paralisia cessa. Por isso, raramente se tem consciência da sua existência. Se, porventura, a mente despertar antes do mecanismo de paralisação ser desativado, ocorre a consciência da paralisia do sono.

           Esta consciência pode ser muito perturbadora, pois o indivíduo dá por si mesmo completamente paralisado, incapaz de mover os membros, tendo uma sensação de agonia e de impotência muito fortes. A mente ainda está a atravessar um período de transição entre o estado de sono e o estado de vigilia (ou vice-versa) e nessa altura podem surgir alucinações hipnoagonicas, presença de uma pessoa, ouvir vozes ou sons, sensação de flutuação ou de se sair do próprio corpo, imagens de pessoas, visualização de objetos, sensação de ver em redor mesmo tendo os olhos fechados, etc.

          Ao fim de algum tempo (que pode variar de alguns segundos até cerca de três minutos), a paralisia cessa e o corpo readquire capacidade de se mover novamente. Um dos conselhos mais usuais é ficar parado a respirar lentamente e esperar que passe. Enquanto se concentra na respiração, a mente divaga e quando menos espera o corpo deixa de estar paralisado. Pode-se tentar mover um dedo e lentamente mover o resto da mão, do braço, etc até que todo o corpo se mova. Outra técnica popular é piscar varias vezes, ou fechar os olhos fazendo um pouco de força. De qualquer dos modos, o corpo acabará por "desativar" a paralisia.

          De qualquer modo, a paralisia do sono, é um fenonemo natural, temporário e benigno do ser humano que ocorre durante o sono, que assusta, mas assusta mais ainda ver que as pessoas acreditam em coisas como projeção astral ou pior, em coisas como a falta de informações ou informações truncadas. Por exemplo, essa famosa paralisia do sono tão falada hoje por diversos espíritas, como se fosse a pólvora descoberta da doutrina, nada mais é que o fenômeno da catalepsia, já falado por Kardec, nos idos de 1857, no Livro dos Espritos, no capitulo VIII, parte 2° , da Emancipação da Alma, em que o Codificador fala sobre a Letargia, Catalepsia e Mortes Aparentes.

      E ninguem fala que a paralisia do sono, a tão temível, é na verdade, uma modalidade de catalepsia, (a chamada catalepsia projetiva), diferentemente da catalepsia patológica (essa sim uma doença rara e que inspira cuidados). Mas, as foquinhas seguem batendo palmas para a Morsa-Rei, pelas informações truncadas que ela manda para as pessoas, pois informações truncadas mantém a Morsa-Rei no poder e na duvida, ele manda estudar a codificação.

Qualquer dia darei nome a Morsa para que possam evitá-la, assim como a algumas das foquinhas amestradas dela..








3 comentários:

  1. Interessante isso.. obrigada pelo esclarecimento..
    Eu sei q muitas pessoas preferem acreditar no maravilhoso ou nas fantasias e crenças populares e o modo com que você falou foi uma maneira de fazer essas pessoas se acharem bobas e pararem de pensar assim... mas tu é meio arrogante, não acha?... hehe tudo bem.. Obrigada ;D

    ResponderExcluir
  2. Como você fala que não existe projeção astral ? O seu espirito sai do seu corpo durante o sono. Se você acredita no Livro Dos Espíritos, não pode falar isso.

    ResponderExcluir
  3. Seu Blog deveria se chamar 'Espiritismo com superficialidade'

    ResponderExcluir